Fonte: Canaltech

Manter a segurança das contas é uma preocupação antiga do Instagram, afinal há usuários com milhões de seguidores e outros tantos que dependem da rede para tirar seu ganha-pão. É por isso que a plataforma anunciou hoje a chegada de um recurso chamado Security Checkup, com objetivo de fechar brechas para criminosos e dificultar a perda do acesso a contas.

Em postagem no blog oficial do Facebook, o Instagram diz que o recurso deve ajudar nas etapas necessárias para proteger e guiar pessoas cujas contas podem ter sido hackeadas. A novidade vai permitir a verificação da atividade de login, revisar informações do perfil, confirmar contas que compartilham as credenciais e atualizar dados de contato para uma eventual recuperação — como o número de telefone e e-mail.

Para garantir a segurança das contas, a nova verificação de segurança deve recomendar a execução das seguintes etapas:

Autenticação de dois fatores: exige o uso de um aplicativo extra como o Google Autenticador ou similares. Em breve, as pessoas poderão associá-la a um número do WhatsApp, recebendo um código único via app.

Manutenção de número de telefone e e-mail atualizados: se houver roubo de credenciais, a forma de recuperar o acesso é fornecer tais dados.

Habilitar solicitação e alerta de login: essa é uma alternativa super recomendada pelo Instagram, porque ele avisa sempre que alguém tentar efetuar acesso na sua conta a partir de um dispositivo novo ou navegador da web desconhecido.

Cuidado com as mensagens diretas (DM): muita gente tem sido enganada ao clicar em links maliciosos vindos de desconhecidos enviados por esse tipo de comunicação. O Instagram informou no seu post que não entra em contato desta maneira. O que for necessário estará na guia “E-mails do Instagram”, nas configurações.

Denuncias de conteúdo e contas considerados irregulares: mesmo com o cerco a quem produz conteúdo irregular ou tem atitudes suspeitas, ninguém melhor do que os usuários para identificar o que vai contra os bons princípios da plataforma. A ferramenta permite denunciar conteúdo tocando nos três pontos acima de uma postagem ou visitando um perfil criminoso. Dá para identificar vários tipos de violações, o que ajuda na apuração dos fatos.


Os desenvolvedores do Instagram também disseram que será feita uma atualização significativa na caixa de entrada de suporte, o que facilitará a exibição de informações mais recentes. A rede também pretende listar dados de relatórios e informações se alguma de suas postagens está violando as políticas do Instagram.

Ainda não foi divulgado quando essas mudanças passarão a valer para todos, mas elas não devem demorar muito para chegar. Quando a plataforma dedica um blog específico para falar sobre as adições, significa que elas já estão prontas para desembarcar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.